oie
hj o post é sobre dois documentários que foram passados na minha última aula de aia (pina e marina abramovic:the artist is present) e um comentário sobre esses.
vou começar com marina
O doc se passa nos meses onde marina monta e executa por 3 meses uma das suas performances mais famosa, a artista esta presente no MOMA. O doc começa com uma apresentação da marina, talvez a maior artista de performance, considera a avó da performance arte, ela o corpo humano, quase sempre o dela, como o objeto da arte, um desafio as pinturas por ser a arte que não se pendura na parede e onde o foco seja a experiência compartilhada do artista e do público. Muitas vezes experiencia desconfortável para alguns ou questionável, sem sentido. Depois chegamos na parte que marina começa a pensar sua performance marina chama alguns jovens artistas para recriar suas obras durante o período da apresentação e começa a treina-los, junto a todo esse processo vemos bibliografia sua, as performances anteriores, a relação com o ex-marido e ex parceiro de performance ulay e a construção de sua arte e de certa forma o que é a arte de performance, compartilhar um estado mental, sentimental, criar um espaço para demonstrar estes estados através de ações ou falta de ações, propondo do incomodo, a tensão e perigo.
E pina me parece tudo que foi dito por marina em ação em forma de dança, a transmissão de sentimento, sensações através do corpo , dança e das expressões. A dança se torna uma própria linguagem neste documentário
0 Comments