oie
hj o post é review/cometários/impressões sobre um documentário chamado helvética e um filme argentino chamado la antena. Vou começar pelo doc helvética.
Bom helvética é um documentário sobre tipologia e design das fontes e tipos, especialmente o tipo helvética. O doc vai demostrar como as fontes podem dizer algo sobre a imagem ou objeto e como elas por si só podem atribuir significados e características reparar a influência das fontes é algo que talvez poucas pessoas notem / tenham no olhar a capacidade notar, mesmo que estejamos suscetíveis a influência todo o tempo, consciente ou não é claro a influência das fontes.
A helvética, por exemplo, fonte especialmente abordada no documentário e talvez uma das fontes mais usadas, clara objetiva bem espaçada fácil de compreender, ler e usada exaustivamente nas empresas, marcas, revistas e quase todo lugar por ai, (inclusive nesse texto e blog) para transmitir clareza causalidade sem perder a objetividade. A principal questão do documentário seja mostrar como a tipologia pode transmitir ideias (que não são necessariamente essas citadas ou sinônimos dessas).
Mas um ponto interessante especialmente pra mim, foi perceber as tipologias como ideias que não precisam ser as mesmas ou adequar a imagem podem carregar ideias por si só, essa podem ser usadas para passar ideias completamente diferentes e tornarem marcas/símbolos. Apesar de já ter pensado na questão das fontes quando realizando um trabalho, sempre as que fontes devem conformar-se a que quer ser passado, não percebia que estas podem transmitir por si só uma sensação e/ou intenção.
Outra coisa que pensei enquanto o via o doc é como as fontes podem se tornar um marcador temporal, a helvética, por exemplo, para mim, tem uma relação com os anos 2000, ela funciona completamente para dar a ideia de uma temporal, meu cérebro fez um link direto com a série skins e filme trainsportting , trainsportiting da passagem dos anos 90 para 2000 e skins de 2007, achei muito interessante reparar como isso ocorre e fiquei me questionando qual serie a fonte que marcaria o tempo atual.
0 Comments