Material de pesquisa universo gráfico e pares de designers.
Um design de qualidade é, para a BRAUN, sinônimo de criação de produtos que tenham significado e sejam agradáveis de utilizar: altamente funcionais, intuitivos e resistentes. Quando desenvolve um produto, a empresa se concentra na experiência de utilização, para que esta se transforme em um momento agradável, não somente na primeira, mas igualmente ao longo dos anos, quer seja no banheiro, na cozinha ou em qualquer outro lugar. Este DNA baseado no design começou a ser moldado em 1961, quando Dieter Rams assumiu o cargo de chefe do departamento de design da empresa.
As raízes da Braun no design de produtos para um público de massas residem na famosa escola de arte Bauhaus. A escola é conhecida pela sua abordagem multidisciplinar radical, que combinava arquitetura, filosofia, arte e design. Os princípios da Bauhaus centravam-se em desenhar para seres humanos e em dar prioridade à simplicidade, ideias que hoje constituem os pilares da abordagem da Braun ao design de produtos: a forma segue a função.
Numa época assolada por guerras e uma crise financeira internacional, Max Braun conseguiu criar uma empresa de sucesso. Em 1921 Começou por inventar e produzir componentes elétricos numa pequena oficina, tornando-se um dos principais produtores e inovadores de tecnologias indispensáveis no lar. O sucesso dos seus produtos assentava em três princípios orientadores: os seus produtos eram simples, úteis e duradouros.
- No ano de 1929 já produzia rádios e amplificadores, se tornando uma das maiores empresas do setor na Alemanha.
- No ano de 1932 inovou ao combinar rádio e fonógrafo em um só aparelho.
- Em 1935, a empresa lançou no mercado o primeiro rádio portátil movido a bateria.
ieter Rams é um designer industrial alemão, que está associado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX, e no fim da década de 40 Rams estudou arquitetura na Escola de Wiesbaden.
Dieter e sua equipe desenharam diversos produtos para a Braun, incluindo um famoso toca-fitas chamado SK-4 e um projetor de slides de alta tecnologia.
O design de Rams é associado à frase "Weniger, aber besser", que significa "menos, mas melhor", que é um de seus dez princípios do bom design.
Em 1970, questionando a qualidade de seu design, Rams desenvolve os 10 mandamentos de um bom design:
O BOM DESIGN DEVE:
1. Ser inovador
2. Tornar o produto útil
3. Tornar o produto belo
4. Criar de maneira compreensível
5. Não ser obstrutivo
6. Ser ambientalmente correto
7. Criar produtos honestos
8. Ser durável
9. Ser feito de propósito
10. O bom design é menos design
Menos é melhor pois se concentra nas partes essenciais e os produtos não precisam sofrer com os aspectos não-essenciais.
O expressionismo é uma vanguarda europeia do início do século XX e teve como berço a Alemanha. Foi um dos primeiros movimentos artísticos a focar em aspectos subjetivos e irracionais. Tendo como pano de fundo uma crítica social de seu tempo, os expressionistas comumente elegiam temas relacionados à angústia humana, à morte, ao medo e representavam isso de maneira sombria e com deforçações nas figuras. De modo geral, os expressionistas tentaram captar o drama da existência, da tentativa do homem de dominar a realidade, mas ser arrastado por ela. A Primeira Grande Guerra também influenciou os expressionistas, que trouxeram à tona a consequências sociais de um contexto de fome, sofrimento, recessão econômica (ainda mais que o berço do movimento foi um dos países perdedores mais humilhados). De maneira geral, o movimento foca na angústia existencial, ma obscuridade da humanidade, na distorção da realidade, na valorização do metafísico e no caráter pessimista.
Os primeiros filmes expressionistas compensaram a falta de orçamentos extravagantes usando cenários com angulosos, nem um pouco realistas, geometricamente absurdos e com designs pintados em paredes e pisos para representar luzes, sombras e objetos. os expressionistas não se preocupavam tanto em produzir composições esteticamente agradáveis, mas buscavam gerar reações profundas do público ao seu trabalho, por meio de contrastes, ângulos e formas abruptas e distorções. O cinema expressionista alemão vai influenciar muito dois gêneros de filme atuais o terror o Noir. Também é extremamente influente até os dias atuais, é possível ver esta influência nos filmes do Tim Burton e se formando como referência. O filme la antena que a gente viu msm referência o cinema expressionista alemão mesmo sendo argentino e de 2007, e se vcs puderem notar o filme possui até uma cena referenciando o filme metropolis , um dos filmes principais do movimento.
Agora falando uma das comparações que nos fizemos entre o cinema expressionista e o design da Braun por Dieters Rans , a gente notou eles possuem características bem opostas o design da Braun possui elementos mais simétricos, cores leves o uso de um grid, padrões e design minimalista, já o cinema tem a presença de uma assimetria, o uso de cores de alto contraste e para causar uma dramaticidade , deformação do espaço e elementos maximalistas. Em comum a gente consegui identificar uma presença bem forte de formas geométricos triângulos quadrados e círculos.
0 Comments